Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação Matemática e acesso ao saber matemático pelos professores dos anos iniciais
Resumo
Este artigo analisa questões que envolvem o acesso ao saber matemático por professores dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de duas vertentes: Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação Matemática. Aponta, de forma geral, contribuições à compreensão dos processos de desenvolvimento intelectual e sua relação com aspectos diversos da prática educativa, elucidando dimensões que envolvem a aprendizagem, tendo como contribuição as teorias de Piaget, Ausubel e Vygotsky. Também aborda aspectos constitutivos da Psicologia da Educação Matemática a partir dos estudos de pesquisadores do campo tendo como objetivo discutir sobre as principais contribuições voltadas para o acesso ao saber matemático pelos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Estudos que apontam as características do processo cognitivo, o papel das crenças, da afetividade, particularidades quanto à aprendizagem de determinados conceitos matemáticos do ponto de vista da Psicologia, o papel do erro, certamente contribuem para a elaboração de intervenções que provocam os alunos a buscarem soluções, à visão geral do conceito em relação à Matemática de forma mais eficaz e com significado tanto para a sua prática docente como para a visão dos alunos.