O telejornalismo universitário e os aspectos locais:

reflexões sobre a produção telejornalística frente ao desenvolvimento da Web

Autores

  • Roberta Roos niversidade Federal do Pampa
  • Michele Negrini Universidade Federal de Pelotas.
  • Vivian Belochio Universidade Federal do Pampa

Resumo

A produção multiplataforma é uma tendência da cultura da convergência e implica em transformações na estrutura jornalística da atualidade. A integração de redações e a produção horizontal se transformaram em parte das rotinas produtivas. Percebemos que no telejornalismo local essa mudança vem ocorrendo, em muitos casos, de maneira tímida. Isso pode estar relacionado à preparação dos futuros jornalistas nas universidades, já que o ensino, diante da cultura convergência, necessita ser revisto para atender públicos específicos e atualizados. Dessa forma, compreendemos que os jornalistas envolvidos em sistemas produtivos integrados precisam pensar os modos de produção para diferentes mídias e isso inclui o telejornalismo universitário, que se mostra um espaço pertinente para praticar a produção multiplataforma, tanto em âmbito local como mundial.

Biografia do Autor

  • Roberta Roos, niversidade Federal do Pampa

    Jornalista. Doutora em Comunicação pela UFSM. Professora da Universidade Federal do Pampa - Campus
    São Borja. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele), do Grupo de Pesquisa Comunicação Televisual - COMTV e do grupo Jornalismo em Redes e Convergência.

  • Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas.

    jornalista. Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Doutora em Comunicação pela PUCRS. Pós-doutora pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da UFBA. Professora da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele)

  • Vivian Belochio, Universidade Federal do Pampa

    Professora do mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa e professora adjunta de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS), com Pós-doutorado em Comunicação pela UFSM. Líder do GP Jornalismo em Redes e Convergência (CNPq/Unipampa).

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos