Juventude rural, consumo e apropriação do telefone celular

Autores

  • Jonathan Fagundes da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Ivonete da Silva Lopes Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Dentro da heterogeneidade que constitui da juventude rural, este artigo analisa como jovens inseridos em sistema de ensino que adota a pedagogia da alternância consomem e se apropriam do telefone celular. Foram entrevistados o total de 21 alunos da Escola Família Agrícola Puris, em Araponga/MG, e graduandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade
Federal de Viçosa, em Viçosa/MG. Os resultados da pesquisa apontam o aparelho como um elemento de inserção e diferenciação social, atuante na manutenção do status que o jovem possui na sociedade. As funções disponíveis no telefone os auxiliam nas tarefas escolares e nas relações que se estabelecem no espaço acadêmico, além de atuar como fonte de informação e como elemento de conexão entre os jovens e seus grupos sociais. No entanto, os jovens enfrentam desafios em suas comunidades para acessar os sinais telefônicos e de internet.

Biografia do Autor

  • Jonathan Fagundes da Silva , Universidade Federal de Viçosa

    Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2019) e bacharel em Comunicação Social –
    Jornalismo pela mesma instituição (2017). Pesquisa sobre consumo e uso dos meios de comunicação.

  • Ivonete da Silva Lopes, Universidade Federal de Viçosa

    Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, Brasil. Professora adjunta na Universidade Federal de Viçosa (UFV), líder do grupo de pesquisa Meios - Comunicação, Instituições e Interações Sociais e pesquisadora do GT Economía política de la información, la comunicación y la cultura do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso). Pesquisa sobre políticas de comunicação e diversidade racial; mídia e racismo; comunicação, instituições e ruralidades. 

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Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos