Representações acerca de jovens nerds constituídas nos discursos do programa NerdCast

Autores

  • Rute Damaris Freitas Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão
  • Lívia Fernanda Nery da Silva Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Discursos; Jovens Nerds; NerdCast; Representações.

Resumo

Os jovens nerds são indivíduos que passam por diferentes representações sociais, principalmente com o avanço das tecnologias, ainda assim há carência de estudos sobre esses indivíduos na atualidade. Ao notar tal fato, o trabalho objetiva analisar as representações acerca de jovens nerds nos discursos do NerdCast. O canal é um dos principais programas de podcast voltado a esse público no Brasil, o sucesso se deve principalmente pelo posicionamento em defesa do orgulho e autonomia do nerd. Analisamos doze episódios publicados no NerdCast em maio 2017 e em maio de 2018, onde destacamos a análise de cinco dos episódios que representam as categorias: intelectual, empreendedor, profissional e nerd, as quais são discursos articulados em torno da representação acerca de nerds. Utilizamos como aporte metodológico a Análise de Discurso Crítica (ADC). Como embasamento teórico, discutimos os conceitos de representação na linguagem e nos discursos aliando com a teoria das representações sociais, também discutimos as concepções de jovens nerds. A principal relevância desta pesquisa é contribuir para os estudos sobre jovens e cultura nerd em meio as mídias digitais. Mesmo que se posicionem como defensores da cultura nerd, percebemos que nos discursos do NerdCast emergem dois tipos de representações de jovens nerds: uma é associada a indivíduos em fase de transição, que detêm muito conhecimento e domínio da tecnologia, e a outra a indivíduos antissociais, estranhos e apáticos.

Biografia do Autor

Rute Damaris Freitas, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2019), possui graduação em jornalismo
pela mesma instituição (2016). Com experiência docente no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema). Pesquisa e se interessa pelos temas: podcast, jovens e cultura nerd, mídia e discursos

Lívia Fernanda Nery da Silva , Universidade Federal do Piauí

Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui doutorado em Ciências da
Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (2013) e mestrado em Educação pela
UFPI (2005). Pesquisa os temas: mídia, subjetividades e juventude.

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos