Lean inception aplicado à educação no planejamento de aula para uma classe EJA

Autores

  • Marilene Nogueira da Silva Secretaria de Educação da Educação do Estado de Goiás-
  • Thaís Ribeiro dos Santos Pessoa Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Vilson José de Siqueira Secretaria de Estado da Educação do Estado do Goiás

Palavras-chave:

Lean Inception; EJA; Matemática; Metodologias Ativas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma nova perspectiva de planejamento de aula a partir do currículo padrão estabelecido, utilizando a técnica de Lean Inception, amplamente disseminada e utilizada no mundo da Tecnologia da Informação (TI). Apropriar-se desta técnica vai requerer algumas adaptações para o contexto da educação e, sobretudo, para a realidade de um aluno na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. No decorrer deste artigo será apresentado o cenário de uma escola pública que lida com a educação de jovens e adultos. Como parte integrante das Metodologias Ativas, pretende-se explicitar o conceito e a definição do método Lean Inception aos alunos e aplicá-lo em situações que envolvem suas rotinas, adaptando-se o plano de aula do componente curricular de matemática. E, finalmente, serão apresentadas também as observações finais com as lições aprendidas a partir desta experiência.

Biografia do Autor

Marilene Nogueira da Silva, Secretaria de Educação da Educação do Estado de Goiás-

Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduada em Pedagogia docência e Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), pós-graduada Latu Sensu, em Educação
Ambiental pela Universidade Cândido Mendes -UCAM, pós-graduada Latu Sensu em Docência do Ensino
Técnico Superior pela Faculdade de Ciências Educação e Teologia do Norte do Brasil- FACETEN, pósgraduada em Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. Atualmente Professora da Secretaria de Educação da Educação do Estado de Goiás-SEDUC- GO. Tenho interesse nas áreas de Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Gestão e Políticas Públicas.

Thaís Ribeiro dos Santos Pessoa, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Mestranda em Educação pela Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). MBA em Gestão Estratégica de TI pela Fundação Getúlio Vargas; Especialista em Engenharia de Software pela UCB. Pós-Graduada em Sistemas Distribuídos pela UFC. Graduada em Ciência da Computação pela PUC-Minas e Licenciatura em Matemática pela UnB. Atua na área de Gestão de Pessoas nos Correios. Tem experiência em Gestão de Arquitetura de TI; Gestão de times de Desenvolvimento de sistemas Web, DW, API’s com uso dos Métodos Ágeis. Tem interesse
nas áreas de Metodologias Ativas; Ensino da Matemática para EJA (UCB). MBA em Gestão Estratégica de TI pela Fundação Getúlio Vargas; Especialista em Engenharia de Software pela UCB. Pós-Graduada em Sistemas Distribuídos pela UFC. Graduada em Ciência da Computação pela PUC-Minas e Licenciatura em Matemática pela UnB. Atua na área de Gestão de Pessoas nos Correios. Tem experiência em Gestão de Arquitetura de TI; Gestão de times de Desenvolvimento de sistemas Web, DW, API’s com uso dos Métodos Ágeis. Tem interesse nas áreas de Metodologias Ativas; Ensino da Matemática para EJA

Vilson José de Siqueira, Secretaria de Estado da Educação do Estado do Goiás

Mestre em História Cultural pela Pontifícia Católica de Goiás (PUC – GO). Especialista em História da África
pela Universidade de Brasília (UNB). Graduado em Licenciatura em História pela Faculdade Projeção -
FAPRO. Atualmente é Professor da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Goiás – SEDUC – GO.
Tenho interesse nas áreas de História da Educação; Relações de Gênero e Educação; Educação de Jovens e
Adultos, Educação Inclusiva, Gestão e Políticas Públicas.

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Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos