Estado do Conhecimento:

avaliação nacional da alfabetização (ANA)

Autores

  • Thamara Maria de Souza Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido durante o processo de elaboração do projeto de pesquisa intitulado “Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a prática docente no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA): estudo de caso na rede pública do Distrito Federal (DF)”, qualificado, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Utilizando a metodologia tipo Estado do Conhecimento buscou-se identificar o que já havia sido realizado, pesquisas acadêmico-científicas, sobre a ANA no período de 2013-2018. Com base nas buscas e leituras das produções acadêmico-científicas é possível afirmar que a temática Avaliação Nacional da Alfabetização é ainda muito restrita.

Biografia do Autor

  • Thamara Maria de Souza, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

    Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Mestre em Educação pelo Programa de
    Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB). Linha de pesquisa: Política,
    Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação

  • Robson Dias, Universidade Católica de Brasília

    Jornalista, Relações Públicas, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador
    do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB). Linha de
    Pesquisa Política, Gestão e Avaliação da Educação.

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos