Mudanças relacionadas a gênero na docência em cursos de Ciências Contábeis
Resumo
Este trabalho teve como objetivo entender como foram percebidas as mudanças relacionadas a gênero na docência nos cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior (IES) do Recôncavo Baiano, dos anos de 2007 a 2017. Para tanto, realizou-se dez entrevistas com representantes de três IES para entender diversos elementos de análises relacionados a docentes e a mudanças no âmbito acadêmico. As informações foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Dentre os achados, observou-se que as mudanças nas IES influenciaram diretamente na percepção, receptividade, empregabilidade e na valorização da mulher enquanto docente. Percebeu-se também essa mudança como processo natural de inserção da mulher no mercado de trabalho, dado a busca pela capacitação profissional. Porém, ainda há a predominância dos homens principalmente em cargos de chefia, e por isso estudos futuros fazem-se necessários para entender outras especificidades dessas mudanças e assim fomentar o aumento das mulheres na docência.