Um novo comunicar floresce na periferia: a Barra do Ceará via instagram

a Barra do Ceará via instagram

Autores

  • Myra Stefanni Viana Sales Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Antônia Dias Catunda Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Resumo

A comunicação popular nas periferias de Fortaleza sofreu mudanças ao longo das últimas décadas, desde quando era apenas nas radiadoras, e depois, nas rádios comunitárias (OLIVEIRA, 1994), passando pela experiência de TV comunitária (BRAGA,2010) e site (FERREIRA,2012) até chegar às redes sociais, que avança neste cenário em que sujeitos comuns ganham cada vez mais espaço.
O presente artigo busca perceber as formas de comunicar o bairro Barra do Ceará, localizado na zona oeste da capital cearense, por meio do Instagram. A partir de pesquisa exploratória e entrevistas semiestruturadas observamos o perfil de quatro instagramers ligados e/ou promotores de atividades sociais no bairro, discutiremos a partir do conceito de laços sociais e conexões em Recuero (2011) as formas de comunicar a Barra do Ceará no ambiente digital. Conclui-se que a partir da observação dos perfis e entrevistas semiestruturadas, proporcionou um entendimento inicial desse fenômeno que será aprofundado

Biografia do Autor

Myra Stefanni Viana Sales, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2019-2021). Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, Assessoria de Comunicação e TV. Cursou História em Universidade Estadual do Ceará até 6.ºsemestre. Cursou Letras Português em Universidade Federal do Ceará até 2° semestre. Estudante de línguas estrangeiras. Estágio voluntário em AD2M Engenharia de Comunicação, entre julho e agosto de 2016. Estágio voluntário em TV Assembleia-Canal 30, entre agosto e dezembro de 2016.
Grande área de pesquisa: Ciências Sociais Aplicada com ênfase em Comunicação Comunitária e Sites de
Redes Sociais. Atualmente, enquanto pesquisa de mestrado, investigo as transformações que a comunicação devnatureza comunitária passou ao longo das décadas de 1980 até os dias atuais, com foco nos sites de redevsocial (Instagram), tendo como bairro específico a Barra do Ceará, bairro localizado na zona Oeste devFortaleza- CE

Márcia Antônia Dias Catunda, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos