Desenvolvimento de materiais didáticos voltados à educação em saúde para sensibilização de futuros profissionais de saúde sobre a inclusão de surdos

Autores

  • Priscila Leite Loiola Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paula Alvarez Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Helena Carla Castro Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Enfermagem; Bioquímica; Surdez; Inclusão; Saúde; Ensino.

Resumo

A educação em saúde constitui-se em uma prática fundamental para que o ser humano tenha mais autonomia no cuidado e desenvolvimento da sua saúde, no entanto, percebe-se que a comunidade surda é prejudicada pela falta de acessibilidade em informações em saúde. Este estudo tem como objetivo sensibilizar os discentes do curso de Enfermagem sobre a inclusão por meio da construção de recursos visuais e táteis para divulgação de informações em saúde para a comunidade surda. O público-alvo foram alunos de enfermagem, sendo a pesquisa desenvolvida no contexto da disciplina de bioquímica. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e observacional, com o desenvolvimento de materiais inclusivos e aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para avaliar a opinião dos alunos e sensibilização após a elaboração dos recursos. O trabalhou gerou como produto, uma estratégia de sensibilização dos alunos de enfermagem em relação à inclusão dos surdos, por meio da produção de recursos didáticos como modelos tridimensionais voltados para o ensino de temas em saúde abordados na disciplina de bioquímica, de forma a atender um público leigo incluindo pessoas surdas. Os alunos desenvolveram 14 materiais visuais sobre temas relacionados à gestação e fertilização e 30 alunos responderam o questionário, com uma opinião positiva sobre a participação nas atividades. Este estudo demonstrou que boa parte dos alunos não domina a Libras, por outro lado, a pesquisa contribuiu de maneira positiva sensibilizando os participantes sobre a importância de promover a educação em saúde inclusiva ao público surdo. 

Biografia do Autor

Priscila Leite Loiola Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora substituta do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, nas disciplinas de Saúde Coletiva e Estágio Curricular em Saúde da Comunidade III. Doutoranda em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2019). Possui especialização em Gestão e Enfermagem do Trabalho pela Universidade Candido Mendes (2019 ) e especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva com Ênfase Adulto e Neonatal pela Faculdade integrada de Patos (2014). Possui graduação em Enfermagem pelo Institutos Superiores de Ensino do Censa (2012). Tem experiência com produção de materiais didáticos inclusivos na perspectiva da surdez e atua nas áreas de desenvolvimento de ferramentas para a divulgação científica, educação inclusiva e modelagem molecular

Paula Alvarez Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, nas disciplinas de Metodologia científica, Docência no ensino superior Micologia clínica e Modelagem molecular. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmácia pela UFF (2006). Atualmente é membro do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências da UFRJ e tem projetos na área de desenvolvimento de novas ferramentas para ensino, divulgação científica em saúde nas redes sociais, educação inclusiva e Modelagem Molecular no planejamento de novos fármacos

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense em Niterói, coordena o
Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol). É Cientista do Nosso
Estado -FAPERJ e Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível 1. Possui graduação em Farmácia
(1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado Sanduíche (concentração em Biologia e
Modelagem Molecular em 2000) no Instituto de Bioquímica da UFRJ e na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Pós-doutoramento foi na área de Farmacologia na Faculdade de Farmácia da UFRJ. Tem experiência em microbiologia, modelagem molecular e bioquímica com ênfase na identificação de novos protótipos de antimicrobianos e produção de materiais didáticos inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais. 

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos