Novas categorias televisivas no Rio Grande do Norte:

uma análise de conteúdo da TV aberta potiguar

Autores

  • Valquíria Aparecida Passos Kneipp UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte
  • Francisco das Chagas Sales Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Devido aos avanços tecnológicos e da convergência com as mídias digitais, a televisão continua sendo um veículo em constante transformação. Por isso, segue adaptando categorias, gêneros e formatos, para atender as práticas sociais presentes em suas produções. Com o objetivo de identificar as categorias na TV potiguar, o presente estudo analisou o conteúdo o produzido pelas cinco primeiras emissoras do Rio Grande do Norte. Para alcançar esse objetivo utilizou como metodologia a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). A pesquisa contou ainda com o aporte teórico e conceitual de autores como Aronchi de Souza (2004) e Duarte e Castro (2007), além de Rezende (2000), Djavite (2006), Gomes (2009), França (2009), Peruzzo (2006), entre outros. Com o estudo, foram identificas e propostas oito categorias televisivas, observadas na televisão do potiguar.

Biografia do Autor

Valquíria Aparecida Passos Kneipp, UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte

Pós-doutora em Comunicação (Unesp – Bauru), doutora e mestre em Ciência da Comunicação – (Escola de Comunicações e Artes da USP), graduada Comunicação Social – Jornalismo (Unesp – Bauru), professora Associada do curso de Jornalismo e do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia (UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte), líder da linha de Estudos da Mídia e Práticas Sociais do grupo de Estudos da Nova Ecologia dos Meios do CNPq, e Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2019-2023). Foi diretora científica da Alcar (2007-2011) e coordenadora do GT de Mídias
Visual e Audiovisual (2008-2011), coordenadora (2017-2019) e vice-coordenadora (2013-2017) do programa de
Pós-graduação em Estudos da Mídia, vice-coordenadora do grupo de Pesquisa Imagem, Mercado e Tecnologia
do CNPq (2017-2019).

Francisco das Chagas Sales Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN). Bacharel graduado e laureado em Comunicação Social - jornalismo pela UFRN
(2009). Autor do livro "RNTV: A notícia no ar". Atua na imprensa local do Rio Grande do Norte como repórter, apresentador, produtor, pauteiro, editor de texto e editor-chefe. Já realizou atividades na TV Universitária (TV Brasil), SIMTV (Rede TV), Intertv Cabugi (TV Globo) e atualmente trabalha na TV Assembleia RN. Conquistou prêmios de jornalismo em níveis estadual, regional e nacional. Desenvolve e participa de projetos relacionados aos seguintes temas: televisão, telejornalismo, regionalização da TV e história da mídia no Brasil, especialmente no Nordeste e no Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos