Fake News e Covid-19 no Brasil:

estudo de revisão sistemática de literatura 2020-2022

Autores

  • Necilma Macedo de Sousa
  • Jefferson Veras Nunes Universidade Federal do Ceará
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará

Resumo

Aborda os principais artigos sobre Fake News e Covid-19 durante a pandemia no país, que tratam de caracterizar a era da pós-verdade, na qual a explosão midiática gira em torno da desinformação, misinformation, infodemia que enfoca seus efeitos nocivos para a sociedade. A justificativa deu-se pela observação de disseminação exacerbada na relação entre Fake News e Covid-19 em grupo de WhatsApp. Tem como objetivo  geral analisar tais publicações sobre a temática, que devido à grande incidência de Fake News em um curto espaço de tempo tornou-se a tônica, na mídia digital. Quanto aos objetivos específicos, identifica a grande incidência de Fake News no período citado. Metodologicamente essa pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva essencialmente bibliográfica por ser aplicada em bases de dados eletrônica, em Ciência da Informação - BRAPCI, que pretende conhecer o estado da arte em relação as Fake News e Covid-19 no Brasil, adota a revisão sistemática de artigos relevantes publicados no período de 2020 a 2022, por meio de busca nas publicações realizadas na referida base de dados, tendo em vista a busca coleta e análise dos dados adotou-se a inclusão e exclusão de termos utilizados nas palavras-chave. Quanto aos Resultados esperados, estes apontaram para estudos que elucidam e clarificam a população acerca da probidade das informações disponibilizadas em mídias sociais, visando reflexões que propiciem a competência crítica em informação. Conclui que a Covid-19 ainda não acabou, portanto é importante manter observância as Fake News sobre Covid-19 uma vez que constituem um dano a sociedade.

Biografia do Autor

Necilma Macedo de Sousa

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFC. Especialista em Coordenação e Gestão Escolar pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Foi durante três anos Diretora da Biblioteca Pública Municipal Cristina Poeta. Tem experiência na área de
Educação, com ênfase no Ensino Fundamental e Médio, atuando principalmente no planejamento escolar e na coordenação e gestão pedagógica.

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2014), mestrado
em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010) e graduação em Biblioteconomia pela
Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). É professor Associado do Departamento de Ciências da
Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC). Atualmente, é vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC). Tem experiência em temas relacionados a processos ensino-aprendizagem, práticas informacionais, mediação e aspectos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará

Pós doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo - USP. Doutora pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em
Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Professora do quadro permanente do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em informação e sociedade, atuando em ambientes informacionais, principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, usuários da informação enquanto sujeito informacional, pesquisa, informação, ensino da biblioteconomia; bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e comunitárias; além de bibliotecas universitárias, competência e mediação em informação

Downloads

Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos