Nova Classe Média um público com 17 nomes diferentes para o Governo Federal:

o caso da Caixa Econômica Federal e dos impasses comunicacionais criados pela política pública de Comunicação (SECOM/PR) e de Assuntos Estratégicos (SAE/PR) (2011-2016)

Autores

  • Fabíola de Araújo Machado
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília
  • Victor Gomes UCB
  • João José Curvello UNB

Resumo

Durante o governo Dilma Rousseff (2011-2016), a CAIXA visava ser o banco da Nova Classe Média. Em uma abordagem sistêmico-discursiva, na qual a organização é entendida como discurso feito ante a um público, percebe-se que Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Secretaria de Comunicação (SECOM/PR) e CAIXA designavam a Nova Classe Média de modos díspares e não-alinhados estrategicamente, do ponto de vista comunicacional. A partir do estudo exploratório, qualitativo, documental de 10 ações estratégicas, táticas e operacionais o artigo identifica ocorrência de 17 outras denominações para este público de Nova Classe Média. Essa confusão se dá pelo fato dos conceitos de “classe” em Filosofia Política e de “classe média” em Sociologia serem um tanto controversos e de difícil aplicação em gestão. Além disso, fusões com a ideia de “classe econômica” (A, B, C, D, E) e neologismos adotados por gestores de políticas públicas criaram um cenário comunicacional confuso, no qual, o banco e o Estado tentavam dialogar com um público chamando-o por diversos nomes

Biografia do Autor

Fabíola de Araújo Machado

Mestre em Comunicação (2015, UCB), especialista em Gestão Estratégica da Comunicação (2011, PUC
Minas) e profissional de Turismo (2008, PUC Minas). Funcionária da Gerência de Publicidade e Propaganda (GEPUP), Diretoria de Marketing e Comunicação (DEMAC). É a primeira funcionária da Caixa Econômica Federal, no país, a receber financiamento da instituição para cursar mestrado stricto sensu em Comunicação, na condição de bolsista. Sendo a tradição no setor bancário ser de financiamento apenas para bolsas em mestrado profissional nas áreas de Administração, Economia, Direito, Contabilidade e Tecnologia da Informação. 

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da
Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações.
Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.

Victor Gomes, UCB

Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTRACOM)

João José Curvello, UNB

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do curso de Comunicação Organizacional (UnB) e da linha de Teorias e Tecnologias de Comunicação (PPGFAC/UnB). Líder do grupo de
Pesquisa em Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico (COMSiS).

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos