Ensino e recursos tecnológicos em educação profissional:

um estudo sobre o trabalho docente

Autores

  • Bruno dos Santos Monteiro Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Rosália Maria Netto Prados Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Resumo

Este artigo trata de uma discussão sobre o trabalho docente e o uso de recursos audiovisuais tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em educação profissional. Este trabalho fundamenta-se em ideias teóricas sobre educação profissional e práticas de comunicação no exercício da atividade docente e diferentes linguagens. Tem como objetivos identificar conteúdos educacionais disponíveis na plataforma YouTube e discutir saberes e trabalho docente, quanto à utilização desses recursos disponibilizados na rede, que possibilitam a ilustração e complementação de práticas  pedagógicas em diferentes situações para o exercício da prática profissional. A metodologia, adotada para o desenvolvimento da discussão, foi descritiva e de abordagem qualitativa. Verificou-se que em aulas práticas o docente faz uso de vídeos disponibilizados nessa plataforma.

Biografia do Autor

Bruno dos Santos Monteiro, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento de Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); Especialização em Docência para o Ensino Superior e MBA em Gestão
de Eventos, pela Universidade Anhembi-Morumbi; Professor de cursos Técnicos do Eixo Tecnológico em
Turismo, Hospitalidade e Lazer, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP); pós-doutorado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Professora pesquisadora no programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Downloads

Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos