A formação docente para a educação literária à luz da Lei nº 11.645/08

Autores

  • Ana Lygia dos Santos rede municipal de Lorena
  • Neide Aparecida Arruda de Oliveira ensino público do estado de São Paulo

Palavras-chave:

Formação docente, Lei nº 11.645/08, Relações étnico-raciais, Educação Literária, Currículo multicultural.

Resumo

A partir da implementação da Lei nº 11.645/08, o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena deve ser uma realidade não só nos cursos de graduação, mas também nas salas de aula da educação básica, como ferramenta de informação, autoestima, empoderamento e respeito pela alteridade. No entanto, essa não é uma prática observada, pois não são ou são abordadas apenas de maneira superficial nos currículos dos cursos de Letras e Pedagogia, responsáveis pela formação
literária e cultural do aluno da educação básica. O presente trabalho busca lançar luz sobre a formação docente, analisando os currículos dos cursos de Letras e Pedagogia de universidades do Vale do Paraíba-SP em relação à compreensão que o aluno/professor de graduação tem da importância de tal conteúdo. ao longo de sua formação e isso contribui para uma abordagem mais ética e democrática da educação.

Biografia do Autor

Ana Lygia dos Santos, rede municipal de Lorena

Especialista em Língua Portuguesa - Linguagens e Literaturas e em Docência do Ensino Superior:
Educomunicação, ambas pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila; Neuropsicopedagogia clínica e institucional e Gestão Educacional, ambas pelas Faculdades Metropolitanas do Estado de São Paulo. Bacharel em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela PUC-Rio e Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. É professora da rede municipal de Lorena-SP. Além das pesquisas relacionadas à Educação e formação docente, também realiza estudos sobre a Literatura lusófona, Literatura e Cultura do Vale do Paraíba

Neide Aparecida Arruda de Oliveira, ensino público do estado de São Paulo

Pós-doutoranda em Competências Digitais, pela PUC-SP, Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, pela mesma instituição, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, especialista em Design Instrucional, pela Universidade Federal de Itajubá e especialista em Gestão Escolar, pelo Centro Universitário Claretiano. Graduada em Letras Português/Inglês e em Secretariado Executivo Bilíngue, pela Unitau. É professora efetiva da rede de ensino público do estado de São Paulo. É autora de livros na área de educação

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos