Cultura de memeficação na internet:
um estudo com o site “museu de memes” sobre a influência da pandemia na comunicação
Palavras-chave:
Pandemia, Comunicação, Cultura, Memes, Internet.Resumo
Este é um estudo produzido durante pandemia da Covid-19 sobre memes e comunicação no cenário brasileiro. Tem por objetivo compreender de que maneira essa extensa crise sanitária se relaciona com uma chamada Cultura de Memeficação compartilhada pelos brasileiros a partir de inferências em diversos cenários cotidianos como a política, televisão, educação, saúde, vida social e diversos outros. O trabalho se específica em contextualizar conceitos chave como internet, comunicação, cultura, memes e suas estruturas – de onde discorre sobre seu caráter discursivo de ironia intertextual e multimodal. Para seu desenvolvimento, foi feito um mapeamento inicial de situações em temática de pandemia no Brasil a partir do amplo acervo digital do site Museu de Memes, de onde foram elencadas, para análise de seus memes, três situações conforme período temporal que ocuparam na pandemia: os memes de “Essa pandemia não vai durar muito”, “Se tomar vacina vai virar jacaré” e “EAD na quarentena”. O trabalho tem natureza qualitativa, caráter exploratório e descritivo, e foi realizado por meio da Análise de Conteúdo. Como resultados, observou-se que os memes são recursos de linguagem que sintetizam a percepção cômica e os discursos de ironia do falante memeficador acerca dos temas memeficados nas três situações escolhidas, o que é fundamentalmente sustentado pela intertextualidade dos elementos que eles utilizam. Evidencia-se uma Cultura de Memeficação a partir do momento em que os leitores, para a compreensão do meme, necessitam partilhar de uma série de outras referências prévias para que possam estabelecer as intertextualidades. Conclui-se, por fim, que igualmente como a vida na pandemia se tornou parte da nossa cultura social, ela consequentemente se torna também parte da nossa cultura de memeficação.