Aplicação do Software Geogebra como Ferramenta Didática Auxiliar no Ensino de Matemática:
Geogebra, Modelagem Matemática e TIC’s
Palavras-chave:
Ensino, GeoGebra, TIC’s, ModelagemResumo
Esse trabalho visa contribuir para os diversos métodos de ensino, utilizando a modelagem matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mais especificamente a Gamificação, como metodologias ativas. A Gamificação é apresentada nesse trabalho como uma ferramenta visando auxiliar docentes na transmissão clara e eficiente do conhecimento e também com o preparo das aulas. Todavia as TIC’s vem ganhando cada vez mais espaço no cenário educacional, tecnologias, aparelhos tecnológicos e os aplicativos passam fazer parte do cotidiano dos discente. Com isso, os aplicativos podem se tornar ferramentas de interações valiosas para auxiliar no ensino principalmente o infantil. Por meio dessa concepção propõe utilização do GeoGebra, como ferramenta favorável ao processo de ensino-aprendizagem, com intuito de deixar a aula mais atrativa e lúdica, e também visando melhorar o desempenho dos discentes nas atividades acadêmicas. Com isso o discente sente-se motivado e confiante ao entender o objetivo de seu estudo, buscando recursos que possibilitem um maior proveito dos conteúdos ensinados, desenvolvendo assim suas habilidades para um conhecimento prévio e construtivo