A Educação em Direitos Humanos e a Educomunicação no projeto Lupa NH 2.0

Autores

  • Elisângela Lima de Andrade Universidade Federal do Amapá (Unifap)
  • Walter Teixeira Lima Junior UNIFESP

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o escopo científico do Lupa NH 2.0, projeto na área de jornalismo hiperlocal. A primeira versão foi iniciada em 2017, numa escola da periferia da cidade de Macapá, na Amazônia brasileira. Por meio de um aplicativo de celular, a comunidade do bairro pode identificar problemas de infraestrutura. Os dados são transformados em conteúdos jornalísticos locais pelos alunos da escola, sob a supervisão dos professores. Em 2023, na segunda etapa, o Lupa NH pretende envolver alunos e professores do ensino médio, estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá, utilizar a nova versão do aplicativo e construir conteúdos sobre os problemas da comunidade, permitindo o exercício da cidadania. A partir de uma pesquisa bibliográfica, encontramos elementos da educação em direitos humanos e de educomunicação no projeto Lupa NH 2.0, vertentes de suma relevância nos dias atuais

Biografia do Autor

Elisângela Lima de Andrade, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Docente Efetiva do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Mestra em Educação
pela Universidad de La Empresa (UY), com revalidação no Brasil pela Universidade Estácio de Sá; Especialista
em Imagem e Sociedade, estudos sobre cinema, e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em
Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora  do Curso de Jornalismo da
Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Walter Teixeira Lima Junior, UNIFESP

Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (UFPA) e do Programa de
Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (Unifesp). Diretor do Departamento de
Comunicação Institucional da Unifesp.

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos