A inserção das metodologias ativas no ensino de história da educação básica
Resumo
O objetivo deste trabalho é mapear e analisar as temáticas os trabalhos acerca das metodologias ativas no ensino e na prática dos professores de história da Educação Básica, em pesquisas desenvolvidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (2016-2020). A educação como a conhecemos a décadas, encontra-se em um impasse (MORÁN, 2015), diante das transformações no mundo contemporâneo. O que acaba que por compreender mudanças no ensino e na prática docente. Neste cenário, ganham destaque as metodologias ativas, que são abordadas por diversos autores, como Bacich (2018), Berbel (2011), e principalmente Morán (2018). Segundo ele, são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes e para isso acontecer os processos de ensino e de aprendizagem são amplos, como a gamificação, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, entre outros. Como metodologia nossa pesquisa, se caracteriza por sua natureza qualitativa de cunho bibliográfica, permitindo um mapeamento das produções científicas. Foram analisados um total de 09 trabalhos. O que nos levou a trabalhar com o Estado do conhecimento analisando as temáticas, de inserção das metodologias ativas no ensino e prática docente destes professores de história. O mapeamento, demonstrou a existência de pesquisas relevantes na área, e que as práticas de ensino e de aprendizagem, no uso das metodologias ativas, evidenciam a existência de atitudes que vem valorizando o conhecimento do estudante, assim oportunizando espaços para a autonomia.