A inserção das metodologias ativas no ensino de história da educação básica

Autores

  • Cíntia Régia Rodrigues Universidade Regional de Blumenau
  • Marlon Miranda Universidade Regional de Blumenau

Resumo

O objetivo deste trabalho é mapear e analisar as temáticas os trabalhos acerca das metodologias ativas no ensino e na prática dos professores de história da Educação Básica, em pesquisas desenvolvidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (2016-2020). A educação como a conhecemos a décadas, encontra-se em um impasse (MORÁN, 2015), diante das transformações no mundo contemporâneo. O que acaba que por compreender mudanças no ensino e na prática docente. Neste cenário, ganham destaque as metodologias ativas, que são abordadas por diversos autores, como Bacich (2018), Berbel (2011), e principalmente Morán (2018). Segundo ele, são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos  estudantes e para isso acontecer os processos de ensino e de aprendizagem são amplos, como a gamificação, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, entre outros. Como metodologia nossa pesquisa, se caracteriza por sua natureza qualitativa de cunho bibliográfica, permitindo um mapeamento das produções científicas. Foram analisados um total de 09 trabalhos. O que nos levou a trabalhar com o Estado do conhecimento analisando as temáticas, de inserção das metodologias ativas no ensino e prática docente destes professores de história. O mapeamento, demonstrou a existência de pesquisas relevantes na área, e que as práticas de ensino e de aprendizagem, no uso das metodologias ativas, evidenciam a existência de atitudes que vem valorizando o conhecimento do estudante, assim oportunizando espaços para a autonomia.

Biografia do Autor

Cíntia Régia Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordena o Laboratório de Didática da História - LADIH/FURB. Integra o Grupo de Pesquisa Laboratório de estudos em educação, diferenças e inclusão (LAEDI). Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Docente do departamento de História e Geografia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE - Universidade de Blumenau FURB.

Marlon Miranda, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduado em História pela
Universidade Regional de Blumenau (2018). Docente na Rede Estadual de Ensino Público de Santa Catarina, Brusque, onde leciona a disciplina de História (Ensino Fundamental e Médio). Possui interesses nos seguintes temas: Educação, Ensino de História, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos