Jornalismo e Educação:
interfaces possíveis
Resumo
O presente artigo nasce de uma monografia apresentada junto ao curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), intitulada Educomunicação: uma análise sobre as práticas de ensino em escolas públicas blumenauenses, que pretendia discutir o alcance do consumo midiático em sala de aula a partir do hábito dos professores. Neste momento, optou-se por apresentar a discussão teórica inicial, uma vez que sua contribuição no campo epistemológico pode ser importante na formação de uma massa crítica que faça circular não apenas dados, mas visões e construções simbólicas a respeito do processo de educação para a mídia, tema central do trabalho original. Para isso, usa-se de um levantamento bibliográfico que contextualiza a Educomunicação hoje, sem esquecer do seu contexto histórico, a experiência em outros países e o modelo latinoamericano que envolve não somente a discussão crítica a respeito dos meios, mas a formação de cidadãos competentes na utilização desses meios para a geração de narrativas emancipadas sobre suas próprias vidas.