Anúncios que divertem ou irritam:

uma análise dos modos de apropriação do público infantil sobre a publicidade em sites de jogos

Autores

  • Pâmela Saunders Uchôa Craveiro UFMT

Palavras-chave:

Publicidade Infantil; Infância; Internet;Jogos Online; Educação.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como objetivo analisar, qualitativamente, se e como as crianças compreendem os anúncios veiculados nos sites de jogos, bem como a percepção delas sobre as influências desse conteúdo no seu cotidiano. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-intervenção, foi realizada uma oficina com crianças de 10 e 11 anos da cidade de Niterói-RJ. Verificou-se que o público infantil tende a ter dificuldade em identificar como sendo publicidade os conteúdos que não apresentam apelo ao consumo explicitamente e que apareçam hibridizados com entretenimento. Ademais, constatou-se que a publicidade influencia os desejos de consumo das crianças, acarretando, muitas vezes, sentimentos negativos e estresse familiar.

Biografia do Autor

Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, UFMT

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com pós-doutorado em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Comunicação pela Universidade de Vigo (Espanha), com menção de Doutora Internacional. Faz parte do grupo de pesquisa ESC-Ética na Sociedade do Consumo (UFF) e do GRIM-Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (UFC).

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Publicado

2024-10-24

Edição

Seção

Artigos