Reflexões sobre a relação entre ensino e audiovisual no Brasil
Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) constantemente reconfiguram diversos setores sociais, entre eles a educação. Uma nova cultura comunicativa emerge e oferece outras possibilidades de interação social, permitindo a produção e a distribuição de mensagens em diferentes linguagens, inclusive a audiovisual. Assim, questionamo-nos sobre como incorporar essa linguagem nas práticas pedagógicas do Ensino Superior, de modo a incentivar a autonomia e a participação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos. O objetivo deste trabalho é reunir referências para pensar a incorporação das tecnologias audiovisuais no Ensino Superior, vislumbrando uma construção ativa e autônoma de saberes pelos discentes. Como principais referências utilizamos o conceito de Racionalidade da Relevância, apresentado por Orozco Gómez (1998, 2002) e as considerações Heidegger (1994) sobre a Essência da Técnica. Por meio de pesquisa da pesquisa (BONIN, 2011), reunimos artigos científicos produzidos no Brasil que relatam experiências diferenciadas de inserção/produção de audiovisual no Ensino Superior. A partir da análise dos trabalhos, percebemos que a introdução do audiovisual no ensino pode ser viabilizada como alternativa metodológica, permitindo que o aluno seja cada vez mais autônomo e absorva conteúdos com mais facilidade. Também por meio da pesquisa, defendemos que a incorp oração de recursos tecnológicos no ensino brasileiro, do nível básico ao superior, deve responder a um objetivo de conduzir os estudantes à autonomia e à cidadania.