Televisão, educação e crianças:

os desafios da escola e da família

Autores

  • Neide Aparecida Arruda de Oliveira UNIFATEA
  • Vanessa Aparecida Ferreira Mariotto UNIFATEA

Palavras-chave:

Televisão; Criança; Entretenimento; Educação; Escola; Família

Resumo

Neste artigo busca-se refletir sobre a interface educação e televisão, escola, família e crianças, sem velhos ranços e disputas em determinar quem educa ou não, mas mostrar o desafio que a família e a escola têm a enfrentar para orientar as crianças a assistir e a inferir sobre os conteúdos transmitidos pela televisão. Esta reflexão enxerga a criança como um ser extremamente ativo, porém ainda não maturacionalmente pronta a nível cognitivo e psicológico para ser receptora de determinados programas exibidos, exigindo desta forma um exímio cuidado com a forma e com o conteúdo transmitidos pela televisão.

Biografia do Autor

  • Neide Aparecida Arruda de Oliveira, UNIFATEA

    Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Professora do curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila.

  • Vanessa Aparecida Ferreira Mariotto, UNIFATEA

    Bacharel em Psicologia e Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade pelo Centro Unisal de Lorena.

Downloads

Publicado

2024-10-20