Uma reflexão sobre a Educação respeitosa e como aplicar práticas de disciplina positiva e uma comunicação não violenta

Autores

  • Camila Elisei de Souza UNIFATEA
  • Lúcio Mauro da Cruz Tunice UNIFATEA

Resumo

O presente artigo propõe em reflexão, sob a perspectiva da revisão de literatura, como possiblidade de conhecimento de pensamentos e reflexão, sobre o educar considerando que o mesmo é um processo, e como todo leva tempo, dedicação e conhecimento. Muitos se perguntam: “Como educar?” Não há nenhuma fórmula mágica e no percurso sempre depara-se com indisciplina e mau comportamento, porém ainda se acredita em ações punitivas para o mau comportamento das crianças. A relexão proposta no presente artigo, propõe uma reflexão sobre uma nova maneira de se pensar, a denominada educação respeitosa. Na proposta, apresenta-se as práticas de disciplina positiva, que sugerem estratégias disciplinares que não envolvem  castigo,  valorizando  os vínculos  afetivos e o respeito mútuo. A Comunicação não violenta também trás um novo olhar para se trabalhar com gentileza. Com pequenas atitudes, ouvindo, dando valor para os sentimentos e opiniões daquela criança. Transformando assim todo esse processo dentro e fora das escolas, tornando mais leve, significativo e cooperativo. Dessa forma este artigo busca entender e refletir sobre algumas questões como: como a Disciplina Positiva pode ser utilizada para suprimir o uso  dos castigos?  Como  e por que surgem esses conflitos durante esse processo? Qual a  melhor maneira de resolvê-los?  Assim, buscaremos conhecer os principais aspectos teóricos e refletir sobre a disciplina positiva e a comunicação não violenta, a ser aplicado para a educação da criança no universo escolar e fora dele, buscando transformar e desmistificar todo o processo do educar.

Biografia do Autor

Camila Elisei de Souza, UNIFATEA

Licenciada em Pedagogia Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA.  Professora da Educação Básica.

Lúcio Mauro da Cruz Tunice, UNIFATEA

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena – UNISAL. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA. Pós graduado em Formação Docente para o Ensino Superior - UNISAL. Mestre em Educação - UNITAU. Advogado e Professor Universitário no Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA.

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Publicado

2024-10-10

Edição

Seção

Artigos