Releitura de Orgulho e Preconceito sob a influência de Evelina de Frances Burney
Resumo
Esta pesquisa tem como tema a comparação entre as obras Orgulho e Preconceito de Jane Austen e Evelina de Frances Burney. O principal objetivo é evidenciar que Evelina foi inspiração, ou influência, para a obra de Jane Austen em Orgulho e preconceito. Atualmente, existem poucas pesquisas que trazem um material crítico sobre as semelhanças existentes entre as obras, e os artigos encontrados estão em inglês, há poucos estudos em língua portuguesa sobre o tema. Por isso, fazendo uso da
literatura comparada e os conceitos de paráfrase, paródia e estilização como metodologia, a finalidade principal é expor trechos que comprove que personagens e temáticas abordadas nos livros foram dispostas de maneiras similares, nesse processo as diferenças também são cruciais para uma melhor avaliação. Dessa forma, também será possível mostrar que as autoras não falaram de romance apenas sob um panorama clichê idealizado, o processo de escrita e publicação de Austen e Burney abre espaço para que outras leitoras e escritoras também encontrem a sua voz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ângulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) do artigo aceito para publicação automaticamente transfere(m) todos os direitos de publicação para Ângulo, Cadernos do Centro Cultural Teresa D’Ávila. Em caso de mais de um autor, o primeiro é responsável pelo conteúdo do artigo e por assegurar que os demais autores do mesmo tenham conhecimento do conteúdo do artigo aprovado e de sua cessão de direitos de publicação.