O uso da cor e a qualidade ambiental da arquitetura de interiores em escolas de educação básica - ensino médio
Palavras-chave:
Arquitetura; Design; Ambiente Escolar; Uso da Cor; APO – Avaliação Pós-OcupaçãoResumo
Este estudo, inserido na linha de pesquisa Gestão e Projetos do Programa de Pós-Graduação em Design, Tecnologia e Inovação do Centro Universitário Teresa D’Ávila, teve como objetivo central investigar a aplicação da cor e qualidade ambiental nas instituições de Educação Básica - Ensino Médio. Utilizando o Design Thinking como método de investigação, foram empregadas ferramentas de Avaliação Pós Ocupação (APO) em uma Escola Pública em Cruzeiro. A análise é conduzida a partir da perspectiva
dos estudantes, funcionários e gestores, buscando uma compreensão holística e participativa dos aspectos estudados. Além disso, o estudo visou desenvolver um produto técnico que amplie as atuais diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) referentes às intervenções em edificações escolares. Nesse sentido, propõem-se diretrizes projetuais e orientações relevantes para espaços educacionais, destinadas aos gestores escolares e profissionais de Arquitetura e Design nas escolas. Com uma abordagem qualiquantitativa, os participantes incluídos são estudantes, docentes e funcionários da Escola Estadual Dr. Mário da Silva Pinto, localizada em Cruzeiro, estado de São Paulo. Os instrumentos de coleta de dados, como Questionário, Poema dos Desejos e Seleção Visual são submetidos à análise de conteúdo, permitindo uma compreensão das informações coletadas. Espera-se que os resultados desta pesquisa ofereçam uma contribuição significativa para os estudos relacionados ao design e arquitetura, especialmente no que tange à organização dos espaços de aprendizagem e convívio dos estudantes do Ensino Médio. O trabalho visou potencializar o entendimento e aprimoramento desses ambientes, promovendo
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