Presença de Euclides da Cunha em Guaratinguetá
Palavras-chave:
uclides da Cunha-vida e obra; obra; Euclides da Cunha-Guaratinguetá; Museu Frei Galvão-Euclides da Cunha-exposiçãoResumo
O ano de 2009 corresponde ao centenário de morte de Euclides da Cunha, o grande escritor de Os Sertões e engenheiro de obras públicas do estado de São Paulo, nos primeiros anos do século vinte. Relembrando a presença de Euclides da Cunha em Guaratinguetá, o Museu Frei Galvão publica esta monografia, lamentando que as principais obras que o engenheiro fiscalizou e realizou no município, deixaram de existir por vários motivos, como a Cadeia Pública, a Ponte Metálica e a Escola Complementar. Tendo por base o livro Euclides da Cunha – Engenheiro de Obras Públicas no Estado de São Paulo (1896-1904), de autoria de Antonio da Gama Rodrigues, estudioso da vida e da obra do grande escritor, foi feito um resumo sobre a presença, em Guaratinguetá, do ilustre personagem, então chefe do 2º Distrito de Obras Públicas, com sede nesta cidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ângulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) do artigo aceito para publicação automaticamente transfere(m) todos os direitos de publicação para Ângulo, Cadernos do Centro Cultural Teresa D’Ávila. Em caso de mais de um autor, o primeiro é responsável pelo conteúdo do artigo e por assegurar que os demais autores do mesmo tenham conhecimento do conteúdo do artigo aprovado e de sua cessão de direitos de publicação.