A Pontuação em Saramago:
finalidades e efeitos discursivos
Palavras-chave:
Pontuação- Saramago; Finalidades; Efeitos discursivos.Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar e analisar o estilo do escritor português José Saramago no que diz respeito à pontuação em sua obra ficcional. O uso de longos períodos compostos, com muitas vírgulas e poucos pontos, desobedece, à primeira vista,
ao que estabelece a Gramática Normativa sobre a utilização correta dos sinais de pontuação. A partir da análise de excertos de três romances do autor, considerados à luz de estudiosos da língua e de reflexões do próprio escritor, esta investigação evidenciará a intenção do autor de trazer para o registro escrito a espontaneidade e a simultaneidade da fala, bem como os efeitos discursivos obtidos por meio de suas escolhas estilísticas. O estudo apontará que a intencional desobediência sintática de Saramago não chega a comprometer a clareza necessária ao ato comunicativo, pelo contrário, traz para o texto contribuições expressivas referentes à verossimilhança, profundidade e fluidez do fluxo narrativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ângulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) do artigo aceito para publicação automaticamente transfere(m) todos os direitos de publicação para Ângulo, Cadernos do Centro Cultural Teresa D’Ávila. Em caso de mais de um autor, o primeiro é responsável pelo conteúdo do artigo e por assegurar que os demais autores do mesmo tenham conhecimento do conteúdo do artigo aprovado e de sua cessão de direitos de publicação.