Representações de práticas ligadas ao uso do café e chá em algumas obras de arte
Palavras-chave:
chá-século XVIII; café-século XVIII; Arte-café; arte-cháResumo
Neste artigo usarei a pintura para reconstruir a nova realidade que se estabelece na Inglaterra e França, no decorrer do século XVIII, em virtude das transformações ocorridas nas práticas culturais devido à disseminação do uso das bebidas quentes.
Ou seja, no decorrer do século XVIII, artistas como Chardin, Boucher, Liotard, Lancret, Hogarth, Horemans, Ollivier, Joseph van Aken produziram obras em que representavam as novas práticas culturais. Estes quadros (significantes) me possibilitam reconhecer xícaras, bules, açucareiros, colheres etc. (significados) e constituem um signo pleno (significante ligado a um significado).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ângulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) do artigo aceito para publicação automaticamente transfere(m) todos os direitos de publicação para Ângulo, Cadernos do Centro Cultural Teresa D’Ávila. Em caso de mais de um autor, o primeiro é responsável pelo conteúdo do artigo e por assegurar que os demais autores do mesmo tenham conhecimento do conteúdo do artigo aprovado e de sua cessão de direitos de publicação.