Imagem da cidade:

representação iconográfica do município de São José dos Campos-SP em ambiente virtua

Autores

  • Monica Franchi Carniello UNITAU

Resumo

Esta pesquisa explora as representações midiáticas, com foco na comunicação digital estruturada em rede. Parte-se da premissa de que os discursos são vetores de territorialização, o que torna relevante compreender o discurso da mídia. Segundo Bulot (2007, p.21) “a avaliação social dos discursos urbanos participa da produção das formações sócio-espaciais da cidade, e que estas, em retorno, contribuem para produzir as categorias descritivas da urbanidade lingüística” [tradução do autor]. Jansson (2005) destaca a emergência de um “novo sub-campo dos estudos culturais, a geografia da comunicação, que incorporaria análises de como a comunicação produz o espaço e como o espaço produz comunicação” [tradução do autor]. Este estudo pretende contribuir com a consolidação desse campo. Dessa forma, delimitou-se como objetivo geral verificar a representação do município de São José dos Campos – SP na Internet por meio dos registros iconográficos disponibilizados em sistema de busca.

Downloads

Publicado

2023-03-26

Edição

Seção

Artigos